sábado, 21 de maio de 2011

Os Primeiros Premiados em Cannes

Um dia antes da cerimônia de premiação é costume em Cannes que os júris e mostras paralelas anunciem aqueles que foram escolhidos como melhores da seleção oficial, muitos desses prêmios são alternativos e há espaço até para brincadeira como a Palm Dog:

Hoje o filme finlandês "Le Havre" do diretor Aki Kaurismaki venceu o prêmio da crítica como o melhor da competição, sobre um autor aposentado que ajuda um garoto imigrante ilegal da África a se esconder da policia. “Le Havre” foi um dos mais elogiados do festival, a crítica destacou que esse filme não perdeu a esperança, diferente da maioria do cinema apresentado no festival, o filme é um dos nomes cotados para a Palma de Ouro. Na mostra Un Certain Regard "L'exercise de l'état" de Pierre Schoeller foi o escolhido, e na semana da crítica "Take shelter", de Jeff Nichols saiu vencedor. Vale lembrar que está premiação é concedida pela crítica, e não influencia a decisão do júri principal.

image

Já o júri ecumênico, mais conservador e que premia filmes de “causa humanista” escolheu “This Must Be The Place”, de Paolo Sorrentino, como o melhor da mostra competitiva. O júri ainda concedeu uma menção honrosa para o já citado "Le Havre" O prêmio da mostra Un Certain Regard foi para o Francês “Et Maintenant on va où?”

image

O júri jovem (Jury-Jeunes) escolheu “La Piel que Habito” do diretor Pedro Almodóvar como o melhor da competição, já na mostra Un Certain Regard, "Martha Marcy May Marlene" de Sean Durkin foi premiado.

A Palm Dog, sem dúvidas o prêmio mais curioso e divertido do festival foi para Uggy, cão da raça terrier que “íntegra” o elenco de “The Artist” de Michel Hazanavicius. O prêmio é concedido para o melhor cão em cena!

A Queer Palm, prêmio destinado ao melhor filme de temática gay que íntegra toda a seleção oficial (Competição, Un Certain Regard, quinzena dos realizados e etc...) , foi para “Skoonheid”, filme sul-africano de Oliver Hermanus.

Nenhum comentário: