sábado, 21 de maio de 2011

Cannes 2011: E a Palma de Ouro vai Para…

Os Filmes que tem chance de levar a Palma de Ouro, e os que não tem também...10

Entre os 11 dias do festival, 10 são totalmente dedicados a exibição dos filmes selecionados, seja na competição(ou fora dela), na mostra um certo olhar, na quinzena dos realizadores ou em qualquer outra mostra. Sem sombra de dúvidas são 10 dias intensos, uma verdadeira maratona que coloca em prova o até os cinéfilos mais “hardcores”

Mas como em qualquer festival sempre há aqueles que se destacam mais do que outros... Existem também os que não agradam e os que passam despercebidos, abaixo a lista daqueles que podem ser premiados, os que podem vir a ser surpresa e os que não tem chance e só podem ganhar devido a uma imensa zebra:

Os Favoritos:

“A Árvore da Vida” é daqueles filmes que viram mania mesmo antes de seu lançamento devido às especulações e falatório geral do público e da imprensa, é do tipo também que pode ser amado ou deixado, o que aconteceu no festival. Uns defendem com unhas e dentes que ele vença e leve a palma, outros destacam que ele não passa de um filme bem realizado e não chega a uma obra-prima. Tanta discussão e a qualidade técnica evidente do filme o colocam entre os favoritos.

“Le Havre” chegou sem chamar muita atenção em meio ao barulho de outros filmes em competição, mas foi um dos poucos que ousaram, mesmo de maneira simples, mostrou uma visão diferente do restante, emocionou, encantou e conquistou a todos presentes no festival. Hoje levou o prêmio da crítica e uma menção do júri ecumênico, forte candidato, principalmente se o júri optar por fugir do clima “pesadão” dos filmes desta edição.

“The Artist” Outro que conquistou pela leveza de uma seleção boa, mas pesada, além disso soma-se as qualidades do filme o forte apelo nostálgico, já que é um filme mudo, em preto e branco e que conta uma história que se confunde com a história do próprio cinema, o que sem dúvidas deve ter agradado muito o júri, não vai ser nenhuma surpresa se levar a Palma de Ouro amanhã, deve no mínimo levar outro prêmio caso isto não aconteça

“La Piel Que Habito” Este aqui entra no time dos filmes pesados que foram muitos nesta edição, mas Pedro Almodóvar, um diretor experiente não se deixou cair na armadilha, não choca de forma gratuita e nem de maneira forçada e plástica, ousou ao pisar em um terreno novo em sua carreira, o que agradou muito. Fora tudo isso a qualidade técnica do filme, conta muitos pontos a seu favor... Almodóvar já chegou perto da Palma de Ouro muitas vezes, mas muitos concordam que está já é dele, será? Eu espero que sim.

“O Garoto da Bicicleta” Os irmãos Jean-Pierre e Luc Dardenne já venceram a palma de ouro duas vezes, é um vantagem, e curiosamente não é, apesar do festival ser diferente das premiações norte americanas, o fator “já levou” sempre pode ser considerado. Por outro lado a direção e o roteiro de extrema qualidade, dos experientes irmãos que nunca saíram de Cannes sem um prêmio, podem reverter à situação a seu favor, o filme foi também bem recebido

“Drive” Quase coloquei esse na segunda categoria, eu diria que ele é favorito em geral, mas um filme de ação, (mesmo que conceitual) é sempre arriscado se falando em Cannes. Mas é forte, elogiado, bem feito, ousado e com grande direção e atuações solidas, não há dúvidas que pode surpreender, ainda mais em um ano em que buscam renovação. E o filme pode agradar De Niro, já que lembra de certa forma o clássico “Taxi Drive”

Chances fortes de surpresa:

"Once upon a time in Anatolia" esse passou despercebido, é um filme complicado, mas foi muito elogiado pelos críticos, sua apresentação no final do “jogo” quando todos se encontravam cansados foi um fator que pesou, mas talvez não para o júri. Enquadra-se também na categoria “filme cabeça acessível” Cannes gosta de filmes assim.

"We Need to Talk About Kevin" se o anterior passou despercebido no final, este que foi apresentado lá no começo, acabou sendo esquecido pela imprensa em suas apostas, mas vale lembrar que arrancou elogios quando exibido, principalmente pra sua direção e a atuação de Tilda Swinton. Ok, pode não ter forças para a palma, mas apostaria em um prêmio de melhor atuação feminina, e quem sabe melhor direção?

“Hanezu” A natureza foi um dos temas principais da seleção deste ano, um filme com qualidade técnica, dirigido por uma diretora de um país devastado recentemente por um tsunami (força da natureza, pensem) pode ganhar prêmios secundários, talvez até o de direção, e quem sabe, talvez uma a Palma de Ouro? Complicado, mas possível!

“This Must Be the Place” diferente e meio excêntrico, pode ser ousado demais para palma, a atuação impecável de Sean Penn e a história do tipo que agrada a todos podem proporcionar surpresas relacionados a ele, até a Palma é possível aqui caso o filme tenha convencido totalmente o júri.

“Habemus Papam” O filme novo de Nanni Moretti, segundo os críticos: “não aproveitou seu potencial por inteiro”, o filme não chegou a se destacar, e dias depois de sua exibição já havia sido esquecido. Mas Moretti já ganhou uma palma, é um diretor celebrado, e sua participação não pode ser descartada, o tema é mais leve também do que outros filmes apresentados nos primeiros dias, pode ter soado bem.

“Melancolia” Lars Von Trier conquistou o público, aplaudido, já se comentava em um prêmio de direção, e quem sabe talvez a Palma de Ouro? Seria a sua segunda talvez, SE minutos depois, ele não tivesse colocado tudo a perder com uma piada infeliz, seu banimento do festival não interfere a campanha do filme segundo a organização, mesmo assim, acho complicado.

Surpresas pouco prováveis para a Palma, mas que podem outros prêmios:

“Polisse” se assemelha ao vencedor de 2008 “Entre os muros da Escola”, mas talvez seja certinho demais, não chamou tanta atenção, nem passou totalmente despercebido.

“Michael” Pesado demais, desceu com um gosto amargo, é um filme de estréia que teve os seus acertos e suas falhas, talvez agrade pelo fato de tocar num tema tabu.

“Footnote” um filme que não se destacou também, embora o tema agrade o festival, é bem realizado e pode conseguir algo secundário. Palma de ouro? Acho que não.

"La Source Des Femmes" Aplaudido e vaiado... conquistou a simpatia de alguns. A direção correta e a história simples, porém profunda, podem agradar.

Sem chances, a não ser que a zebra se solte:

“L’Apollonide”

“Harakiri”

“Sleeping Beauty”

“Pater”

“Footnote”

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